quarta-feira, 23 de junho de 2010

Vocabulário do publicitário


Algumas palavras são essenciais no vocabulário de quem estuda ou trabalha com publicidade.

Para ajudar segue um glossário com as principais, aquelas que usaremos desde a faculdade atééé...

Agência: Lugar onde se agencia o trabalho de criação para o cliente; fica entre o veículo e o cliente e ganha porcentagem sobre aquilo que cria ou uma quantia fixa para realizar o trabalho.
Atendimento: é o elo entre a agência e o cliente, quase um agente duplo. Na agência, é quem defende os interesses dos cliente. E, no cliente, é quem defende a criação da agência.
Briefing: é o conjunto de informações com as quais se resolve um determinado problema de marketing do cliente.
Case: História marcante, geralmente sobre resultados de sucesso, relacionada a uma marca, uma campanha ou ação publicitária.
Cliente: é o que paga a conta. O cliente é quem contrata a agência e especifíca qual a necessidade, o problema ou o objetivo a ser alcançado.
Criação: é quem resolve os problema. A criação é responsável por criar formas diferentes e sedutoras de resolver problemas.
Design: Diz respeito tanto a peças de propaganda quanto ao desenvolvimento de embalagens, logotipos e ações de identidade corporativa.
Diretor de arte: é quem dirige um processo longo, que vai desde o rafe e layout até a peça final nos veículos de comunicação.
Job: “trabalho” em inglês. Geralmente numerado, é nele que vem o briefing.
Logotipo: Fonte, formato e cores usados na representação gráfica do nome da empresa.
Logomarca: Ícone associado à empresa, geralmente acompanhado de um logotipo.
Mídia: também conhecida como veículo de comunicação, transmite a mensagem publicitária. Chamamos também de mídia o profissional da agência ou o birô de mídia que faz a programação e o planejamento de exibição nos veículos, de acordo com o perfil do consumidor que se deseja atingir.
Posicionamento: Planejamento das características de um produto/serviço em relação a seus concorrentes e ao público-alvo, a fim de criar atributos objetivos e subjetivos capazes de gerar diferenciação junto à concorrência e identificação e atratividade junto ao consumidor.
Recall: é a lembrança que o público vai ter daquilo que você criou. Como o recall é medido, pode se perceber claramente a competência dos profissionais de criação e do marketing do cliente.
Slogan: Frase de caráter publicitário que resume um posicionamento, uma campanha publicitária, um produto ou uma marca.
Spot: Mensagem de curta duração, para rádio ou televisão.
Target: Alvo. Diz respeito ao perfil de consumidor que a campanha/estratégia visa atingir.
Veículo/Mídia: emissoras de TV, rádio, jornais, revistas, outdoors etc. É onde aparece o resultado do trabalho de um criativo.
Veiculação: é o ato de veicular – isto é, fazer a difusão, propagar, transmitir – uma peça publcitária.


É isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário