Algumas palavras são essenciais no vocabulário de quem estuda ou trabalha com publicidade.
Para ajudar segue um glossário com as principais, aquelas que usaremos desde a faculdade atééé...
Agência: Lugar onde se agencia o trabalho de criação para o cliente; fica entre o veículo e o cliente e ganha porcentagem sobre aquilo que cria ou uma quantia fixa para realizar o trabalho.
Atendimento: é o elo entre a agência e o cliente, quase um agente duplo. Na agência, é quem defende os interesses dos cliente. E, no cliente, é quem defende a criação da agência.
Briefing: é o conjunto de informações com as quais se resolve um determinado problema de marketing do cliente.
Case: História marcante, geralmente sobre resultados de sucesso, relacionada a uma marca, uma campanha ou ação publicitária.
Cliente: é o que paga a conta. O cliente é quem contrata a agência e especifíca qual a necessidade, o problema ou o objetivo a ser alcançado.
Criação: é quem resolve os problema. A criação é responsável por criar formas diferentes e sedutoras de resolver problemas.
Design: Diz respeito tanto a peças de propaganda quanto ao desenvolvimento de embalagens, logotipos e ações de identidade corporativa.
Diretor de arte: é quem dirige um processo longo, que vai desde o rafe e layout até a peça final nos veículos de comunicação.
Job: “trabalho” em inglês. Geralmente numerado, é nele que vem o briefing.
Logotipo: Fonte, formato e cores usados na representação gráfica do nome da empresa.
Logomarca: Ícone associado à empresa, geralmente acompanhado de um logotipo.
Mídia: também conhecida como veículo de comunicação, transmite a mensagem publicitária. Chamamos também de mídia o profissional da agência ou o birô de mídia que faz a programação e o planejamento de exibição nos veículos, de acordo com o perfil do consumidor que se deseja atingir.
Posicionamento: Planejamento das características de um produto/serviço em relação a seus concorrentes e ao público-alvo, a fim de criar atributos objetivos e subjetivos capazes de gerar diferenciação junto à concorrência e identificação e atratividade junto ao consumidor.
Recall: é a lembrança que o público vai ter daquilo que você criou. Como o recall é medido, pode se perceber claramente a competência dos profissionais de criação e do marketing do cliente.
Slogan: Frase de caráter publicitário que resume um posicionamento, uma campanha publicitária, um produto ou uma marca.
Spot: Mensagem de curta duração, para rádio ou televisão.
Target: Alvo. Diz respeito ao perfil de consumidor que a campanha/estratégia visa atingir.
Veículo/Mídia: emissoras de TV, rádio, jornais, revistas, outdoors etc. É onde aparece o resultado do trabalho de um criativo.
Veiculação: é o ato de veicular – isto é, fazer a difusão, propagar, transmitir – uma peça publcitária.
É isso...
Para ajudar segue um glossário com as principais, aquelas que usaremos desde a faculdade atééé...
Agência: Lugar onde se agencia o trabalho de criação para o cliente; fica entre o veículo e o cliente e ganha porcentagem sobre aquilo que cria ou uma quantia fixa para realizar o trabalho.
Atendimento: é o elo entre a agência e o cliente, quase um agente duplo. Na agência, é quem defende os interesses dos cliente. E, no cliente, é quem defende a criação da agência.
Briefing: é o conjunto de informações com as quais se resolve um determinado problema de marketing do cliente.
Case: História marcante, geralmente sobre resultados de sucesso, relacionada a uma marca, uma campanha ou ação publicitária.
Cliente: é o que paga a conta. O cliente é quem contrata a agência e especifíca qual a necessidade, o problema ou o objetivo a ser alcançado.
Criação: é quem resolve os problema. A criação é responsável por criar formas diferentes e sedutoras de resolver problemas.
Design: Diz respeito tanto a peças de propaganda quanto ao desenvolvimento de embalagens, logotipos e ações de identidade corporativa.
Diretor de arte: é quem dirige um processo longo, que vai desde o rafe e layout até a peça final nos veículos de comunicação.
Job: “trabalho” em inglês. Geralmente numerado, é nele que vem o briefing.
Logotipo: Fonte, formato e cores usados na representação gráfica do nome da empresa.
Logomarca: Ícone associado à empresa, geralmente acompanhado de um logotipo.
Mídia: também conhecida como veículo de comunicação, transmite a mensagem publicitária. Chamamos também de mídia o profissional da agência ou o birô de mídia que faz a programação e o planejamento de exibição nos veículos, de acordo com o perfil do consumidor que se deseja atingir.
Posicionamento: Planejamento das características de um produto/serviço em relação a seus concorrentes e ao público-alvo, a fim de criar atributos objetivos e subjetivos capazes de gerar diferenciação junto à concorrência e identificação e atratividade junto ao consumidor.
Recall: é a lembrança que o público vai ter daquilo que você criou. Como o recall é medido, pode se perceber claramente a competência dos profissionais de criação e do marketing do cliente.
Slogan: Frase de caráter publicitário que resume um posicionamento, uma campanha publicitária, um produto ou uma marca.
Spot: Mensagem de curta duração, para rádio ou televisão.
Target: Alvo. Diz respeito ao perfil de consumidor que a campanha/estratégia visa atingir.
Veículo/Mídia: emissoras de TV, rádio, jornais, revistas, outdoors etc. É onde aparece o resultado do trabalho de um criativo.
Veiculação: é o ato de veicular – isto é, fazer a difusão, propagar, transmitir – uma peça publcitária.
É isso...
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